Notícias da Região | Santa Helena

Quarta-feira, 30 de Julho de 2025

Polícia Federal deflagra Operação Pythia com ações em Santa Helena e outras nove cidades contra o tráfico e lavagem de dinheiro

Na manhã desta quarta-feira (30), a Polícia Federal deflagrou a Operação Pythia, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro. As ações ocorreram simultaneamente em dez cidades, entre elas Santa Helena (PR), evidenciando que o esquema criminoso também alcançava o município.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp 

Com base operacional na região de fronteira, o grupo vinha sendo investigado há cerca de um ano e atuava com forte estrutura logística, sendo responsável por abastecer grandes centros urbanos dominados por facções criminosas de São Paulo e Minas Gerais.

Durante a fase de apurações, a PF apreendeu aproximadamente seis toneladas de drogas, entre cocaína e maconha, além de armamentos de uso restrito, como fuzis calibre 5.56, pistolas e revólveres. As armas seriam destinadas a organizações criminosas nos estados citados.

As investigações também revelaram um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro, que envolvia empresas de fachada e transações imobiliárias com o objetivo de ocultar a origem ilícita dos valores obtidos com o tráfico.

Nesta quarta-feira, estão sendo cumpridos 14 mandados de prisão e 21 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Estadual de Cascavel. As diligências são realizadas nas cidades de Santa Helena, Foz do Iguaçu, Cascavel, Douradina, Icaraíma e Xambrê, no Paraná, além de São Paulo, Taíuva, Matão e Campinas, no estado paulista.

O nome da operação faz referência à Pítia, sacerdotisa da mitologia grega que era consultada antes de decisões importantes — uma alusão ao papel da inteligência policial na antecipação e combate às ações do crime organizado.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram