Internacionais | Defesa ativa

Sábado, 07 de Fevereiro de 2026

Polônia ativa defesa aérea e suspende voos após ataques russos contra alvos na Ucrânia próximos à sua fronteira

Moscou atacou o sistema de energia de Kiev, e a Polônia suspendeu voos por precaução; governo diz que não houve violação do espaço aéreo.
A Polônia suspendeu temporariamente as operações de dois aeroportos e ativou sua aviação militar neste sábado (7) após ataques russos contra a Ucrânia, mas afirmou que não houve violação de seu espaço aéreo, de acordo com informações da agência Reuters.

Segundo o Comando Operacional das Forças Armadas polonesas, aeronaves militares passaram a operar no espaço aéreo do país como medida preventiva diante dos bombardeios russos em território ucraniano.

Essas ações tiveram caráter preventivo e buscaram garantir a segurança do espaço aéreo, especialmente nas áreas próximas às regiões ameaçadas”, informou o comando.

Como parte dessas medidas, os aeroportos de Rzeszow e Lublin, no sudeste da Polônia, tiveram os voos suspensos temporariamente para permitir a livre atuação da aviação militar. Segundo o governo em Varsóvia, eles já foram reabertos.

Tensão na fronteira
As duas cidades ficam próximas da fronteira com a Ucrânia, e Rzeszow é considerado um dos principais centros logísticos da Otan para o envio de armamentos a Kiev.

Mais tarde, o comando militar informou que as operações da aviação no espaço aéreo polonês foram encerradas e que não houve qualquer violação do território do país durante o episódio.

Os alertas na Polônia ocorreram após a Rússia lançar um ataque aéreo de grande escala contra a infraestrutura energética da Ucrânia durante a madrugada.

O ministro da Energia ucraniano, Denys Shmyhal, afirmou que instalações de geração e distribuição de eletricidade foram atingidas.

“Criminosos russos realizaram mais um ataque massivo contra as instalações energéticas da Ucrânia. O ataque continua”, escreveu o ministro no Telegram.

Ele disse ainda que equipes do setor elétrico estão prontas para iniciar os reparos assim que as condições de segurança permitirem.

Diante dos danos, o governo da Ucrânia determinou cortes emergenciais de energia em várias regiões do país.

O serviço FlightRadar24 registrou a presença de aeronaves da Otan na região durante a suspensão dos voos na Polônia.

Já a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) informou que os dois aeroportos estavam temporariamente inacessíveis devido à atividade militar relacionada à segurança do Estado polonês.

No mês passado, Rzeszow e Lublin também tiveram operações suspensas em situação semelhante. Na ocasião, as autoridades polonesas disseram que se tratava de um procedimento de rotina e que não houve ameaça direta ao espaço aéreo nacional.

Fonte: G1