Notícias da Região | Santa Helena

Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026

Professor Neuri Weide relata sua vida profissional e sua trajetória como professor de educação física, diretor e suas conquistas no meio esportivo

Natural do Rio Grande do Sul, mas santa-helenense de coração, o professor Neuri Weide chegou a Santa Helena em 1970 com seus pais e desde cedo construiu vínculos fortes com a comunidade. Formado em educação física e com pós-graduação em treinamento esportivo, iniciou sua carreira na Secretaria Municipal de Educação em 1995, tornando-se o primeiro coordenador pedagógico da disciplina e implementando atividades nas escolas rurais e urbanas da região.

Além da educação, Neuri se destacou na canoagem, convidado pelo então prefeito Silom para assumir a modalidade. Com apoio em cursos nacionais e internacionais e intercâmbio com a seleção cubana, desenvolveu um projeto de alto rendimento que conquistou sete títulos paranaenses, cinco campeonatos brasileiros por equipe, duas Copas Sul e o ouro nos Jogos da Juventude.

Na direção da escola Teotonio Vilela desde 2009, Neuri transformou a instituição, elevando o IDEB de 4,6 para 6,7, a melhor nota do núcleo regional. Sob sua liderança, a escola incentiva práticas esportivas e programas como tênis de mesa e vôo de câmbio, atendendo inclusive idosos, e valoriza a harmonia e participação da equipe, garantindo que todos os alunos recebam atenção igualitária, independentemente de origem social.

Para Neuri, o segredo do sucesso está na gestão participativa, na humildade e no foco em resultados que transformam vidas. “Coloco minhas virtudes a serviço do grupo. Nosso foco é a aprendizagem e o bem-estar das crianças. O que fazemos aqui muda vidas”, afirma, reforçando a importância de educação e esporte bem estruturados para o desenvolvimento de Santa Helena.

Confira a coluna de Pedro Mateus