Brasil | Xingamento

Quarta-feira, 03 de Abril de 2024

Promotor chama advogada de “galinha” durante audiência em Minas Gerais

Segundo ata do julgamento, Francisco Santiago disse ainda que a advogada faria um "striptease" no tribunal

Durante audiência no Tribunal do Júri de Belo Horizonte (MG), o promotor de justiça Francisco Santiago ofendeu a advogada criminalista Sarah Quinetti Pinoni, chamando-a de “galinha garnizé”. Ele disse ainda que ela estava fazendo “striptease” durante a sessão.

O caso aconteceu no último dia 26 de março. Após as ofensas, que foram registradas na ata do julgamento, Sarah começou a gravar um vídeo com seu celular, momento em que pediu para que o promotor repetisse os xingamentos, o que não aconteceu. Clique aqui para ler a ata.

Após a confusão, a juíza Marcela Oliveira Decat de Moura cancelou a sessão e marcou nova audiência para o mês de junho.

O registro da ata informa o seguinte: “[…] momento em que a defesa responde que falaria com os jurados, momento em que o IRMP [ilustre representante do Ministério Público] se volta a Dra. Sarah Quinetti e a chama de ‘galinha garnizé’ e ‘faria stripitzer’ [sic]”.

Reclamação disciplinar

Representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Rodrigo Badaró e Rogério Varela entraram com uma reclamação disciplinar contra o promotor Francisco Santiago devido às ofensas contra a advogada.

Na peça, os representantes do CNMP afirmam que a postura do promotor “passa ao largo do que se considera socialmente aceitável”.

“Não se pode aceitar que seja tolerada a eventual postura de um Membro do Ministério Público em Plenário do Júri a chamar uma advogada de ‘galinha’ e ‘histérica’ e a aduzir que ela estaria fazendo um ‘striptease’”.

À CNN, a advogada Sarah Quinetti classificou o episódio como um “triste acontecimento” e disse que foi “nítido” que recebeu do promotor um tratamento diferente do que recebeu outro advogado homem presente na sessão.

A reportagem entrou em contato com o promotor, que disse não ter sido notificado pelo CNMP sobre a reclamação disciplinar e que, por isso, prefere não se manifestar no momento.

CNN