Notícias da Região | Santa Helena
Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026
Pulverização com drones destrói sonhos e anos de investimentos em melhoria genética no interior de Santa Helena
Produtores de leite do distrito de Moreninha, no interior de Santa Helena, amanheceram com uma grande tristeza: quatro bezerras foram abortadas no oitavo mês de gestação, após vacas comerem o pasto contaminado por secante aplicado em propriedade vizinha.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Conforme destaca a produtora Solange Schneider ao Correio do Lago, foram anos de melhoria constante e investimentos em genética animal, para aumentar a qualidade do rebanho. Para a produtora, encontrar as bezerras prematuras mortas é muita tristeza, é como perder um filho no último mês de gestação!
A única explicação encontrada pelos produtores é a aplicação de secante com drone, feita na propriedade vizinha, que se espalhou pelo pasto onde as vacas prenhas se alimentam. O drone foi avistado, mas os riscos eram desconhecidos pelos produtores, que agora amargam prejuízo financeiro, além das esperanças e sonhos destruídos de mais um importante passo na melhora genética do rebanho e consequentemente aumento da renda familiar.
A expectativa ainda é pior, além das bezerras já encontradas mortas, outras vacas estão no final do período de gestação e podem sofrer abortos, pois também se alimentaram do pasto contaminado.








