Brasil | Temporais

Quinta-feira, 04 de Abril de 2024

Região Sul enfrenta alerta de temporais e chuvas fortes com avanço de frente fria

Situação deve se agravar no Rio Grande do Sul, com condições climáticas consideradas perigosas

Uma nova frente fria que avança sobre a região Sul do Brasil está causando alerta de temporais e chuvas fortes, com o Rio Grande do Sul podendo ser o mais afetado.

O Climatempo prevê um cenário de instabilidade climática a partir desta quarta-feira (3), com chuva a qualquer momento em várias partes do estado, incluindo Porto Alegre. A situação deve se agravar até o próximo domingo (7), com condições climáticas consideradas perigosas.

No estado do Rio Grande do Sul, a previsão é de chuva a qualquer hora, com foco maior de alerta para temporais na metade sul.

As áreas de baixa pressão contribuirão para o desenvolvimento de áreas de instabilidade, intensificando as condições para chuvas e temporais. Espera-se que essa instabilidade persista até sexta-feira (5), com as chuvas mais intensas se aproximando do Centro-sul de Santa Catarina.

Enquanto isso, o Paraná e o nordeste de Santa Catarina devem ter o tempo firme, com Curitiba apresentando previsão de estabilidade climática.

Para domingo (7), no Rio Grande do Sul, previsão é de tempo severo, com fortes temporais, incluindo, raios e eventuais ocorrências de fortes rajadas de vento e granizo. Há também previsão para grandes acumulados de chuva ao longo do dia, o que pode acarretar transbordamento de rios, enxurradas e enchentes.

Previsão para as outras regiões do Brasil

Sudeste

No Sudeste, a previsão é de tempo firme no Rio de Janeiro, em partes de Minas Gerais e São Paulo. Entretanto, chuvas passageiras são esperadas no Triângulo Mineiro, Grande BH, e centro-sul do Espírito Santo, incluindo Vitória. No nordeste mineiro, a frente fria em alto mar traz muitas nuvens e chuva a qualquer hora.

Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste, espera-se tempo firme no sudeste do Mato Grosso do Sul, com chuvas passageiras e predominância de sol em outras partes do estado. Há previsões de pancadas de chuva e possíveis temporais no Mato Grosso, Goiás, e no Distrito Federal.

Nordeste

O tempo instável se estende por todo o Nordeste, com previsões de muitas nuvens e chuva a qualquer hora no sul da Bahia e em Salvador. Pancadas de chuva são esperadas em diversas partes da região, com alertas de temporais em áreas específicas, impactadas pela Zona de Convergência Intertropical.

Norte

A instabilidade climática também afeta a região Norte, com o leste do Amapá e norte do Pará enfrentando chuvas e possíveis temporais devido à Zona de Convergência Intertropical. O tempo abafado favorece pancadas de chuva moderadas a fortes em outras áreas da região, especialmente a partir da tarde.

CNN