Notícias da Região | Missal

Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025

Relatório financeiro do Conselho dos Lindeiros é apresentado ao Prefeito de Missal

O atual presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Antônio França Benjamim, prefeito de Medianeira e o vice-presidente do Conselho, Gileade Osti, prefeito de Guaíra, estiveram em Missal na última sexta-feira, 08 de agosto, a fim de discutir demandas importantes para a região, antecipando a Assembleia Geral descentralizada, prevista para o dia 28 de agosto em Medianeira.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Na ocasião, eles também entregaram um relatório de ações e gestão financeira do Conselho relativo ao município de Missal com a referência de 2024. Entre os benefícios citados para Missal estão valores do Mais Ideb, Linha Ecológica, Amusuh e Mais Verão. Além disso, o uso do ônibus para ações do município até duas vezes por ano.

Entre os valores coletivos, com apoio de parceiros, destacam-se os programas de artesanato, envolvendo ações diretas com artesãos, Jovens Lindeiros Ligados a Vida, Fórum Náutico, que inclui viagens, estudos, diagnósticos e capacitações, auxílio financeiro ao POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) e Adetur.

Entre as perspectivas estão a formulação de convênios para o TSD, Desenvolvimento Econômico, Retomada do Mais Verão, Consórcio Multifinalitário e Sala de Projetos. Muitos destes assuntos foram discutidos recentemente com o Diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, e o diretor de Coordenação, Carlos Carboni.

Segundo França tratam-se de demandas conjuntas dos municípios. “Essas demandas foram pautadas a partir de um planejamento estratégico, que envolveu prefeituras, câmaras municipais e associações comerciais”, explicou. O Objetivo dos Lindeiros é congregar os municípios para as pautas comuns, que devem avançar na próxima assembleia.

O principal foco do conselho envolve ações estratégicas de negociação, captação de convênios e patrocínios para ações conjuntas, representatividade para defesa de interesses, trabalhos conjuntos através das redes e benefícios diretos a comunidade.

Com sinalização positiva da Itaipu Binacional, está o projeto Esporte e Cultura Mais que Energia no Lago de Itaipu, que contempla a promoção de competições de Beach Tennis nas categorias masculina e feminina ao longo do ano; a realização de um campeonato regional de futebol suíço; e ensino de viola caipira para jovens.

Outro assunto discutido em Missal entre os gestores é quanto às questões de demarcações de terra indígenas, que vem causando conflitos e impactando toda a região, inclusive àqueles municípios que não possuem populações indígenas. De acordo com França e Gileade, esta é uma discussão que vai ser pautada pelo Programa Oeste em Desenvolvimento com data e local ainda a ser definido, mas que merece o apoio e participação dos gestores municipais.

Assessoria

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram