Brasil | Morte

Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2024

Rio Grande do Sul registra segunda morte por dengue

Segundo o governo do estado, a vítima é um homem de 65 anos e morava na cidade de Santa Cruz do Sul

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), confirmou nesta terça-feira (6) a segunda morte por dengue no estado em 2024. De acordo com o Cevs, o homem de 65 anos morava em Santa Cruz do Sul, cerca de 155 km da capital Porto Alegre, tinha comorbidades e morreu no dia 1º de fevereiro.

O governo do estado reforçou a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde assim que perceberem os primeiros sintomas.

A SES afirma que, dessa forma, é possível evitar o agravamento da doença e uma evolução para a morte.

Na segunda-feira (5), o Cevs já havia confirmado a primeira morte por dengue no estado neste ano. De acordo com a SES, a vítima foi uma idosa, de 71 anos, moradora da cidade de Tenente Portela, cerca de 465 km de Porto Alegre. A mulher morreu em 31 janeiro.

Em 2024, o Rio Grande do Sul registrou 5.163 casos de dengue. De acordo com o governo estadual, 2.305 casos foram de contágio autóctones, que é quando o contágio acontece dentro do Estado, enquanto os demais são casos importados. Durante todo o ano de 2023, o estado gaúcho registrou 34 mil casos autóctones e 54 mortes pela doença.

CNN