Brasil | Epidemia

Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

RJ recebe mais de 230 mil doses de vacina contra a dengue; estado decretou epidemia

Primeiro lote da vacina chega nesta quinta-feira e deverá ser distribuído para a capital e cidades da Baixada Fluminense

O estado do Rio de Janeiro recebe do Ministério da Saúde nesta quinta-feira (22) o primeiro lote de vacina da dengue. Elas serão distribuídas para a capital e cidades da Baixada Fluminense.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, as primeiras doses deverão ser aplicadas em crianças e adolescentes com 10 e 14 anos de idade. As datas da imunização ainda não foram definidas.

Por causa do avanço da dengue o governador do Rio, Cláudio Castro, decretou epidemia em todo o estado. Ele também anunciou algumas medidas para combater a doença.

De acordo com o governador, um Centro de Operações de Emergências está sendo criado, além do aumento na quantidade de médicos e enfermeiros nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a ampliação de salas de hidratação para pacientes com o sintomas da dengue.

Os últimos dados do Ministério da Saúde mostram que o estado do Rio já passou dos 50 mil casos prováveis da doença. E dos 92 municípios, mais de 60 registraram aumento no número de casos de dengue.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que nos últimos dias os registros de dengue foram 20 vezes maiores do que o que estava sendo esperado.

Para esta semana foi marcada uma reunião entre o governador e todos os prefeitos das cidades do Rio. O objetivo é discutir ações de combate à dengue em todas as cidades.

No estado, quatro pessoas já morreram por causa da doença. Sendo duas na capital, uma na cidade de Mangaratiba, que fica na Costa Verde, e outra na cidade de Itatiaia, que fica na região Sul-Fluminense.

Com o decreto de epidemia, governo estadual deverá conseguir atender de forma mais rápida e menos burocrática a população e os municípios, principalmente, na compra de insumos para os postos e hospitais, no tratamento da dengue.

CNN