Notícias da Região | Santa Helena
Terça-feira, 23 de Junho de 2026
Santa Helena entrega 115 casas e realiza o sonho da casa própria para dezenas de famílias
Na tarde desta terça-feira (23), a administração municipal de Santa Helena protagonizou um momento de grande emoção e conquista ao realizar a entrega de 115 novas unidades habitacionais no Residencial Porto Seguro. O evento contou com a entrega simbólica das chaves e contemplou 115 famílias nesta fase do programa do município.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
O ato solene, que teve início às 14h, marcou o encerramento de um longo processo de trabalho e o início de uma nova etapa na vida de dezenas de famílias santa-helenenses. O prefeito Dinho, em seu pronunciamento, destacou a importância da habitação como uma bandeira prioritária de sua gestão. "Entregar as chaves na mão de cada um de vocês é um ato de dignidade", afirmou o prefeito, reforçando o rigoroso trabalho de seleção feito pela comissão responsável.
Dinho ainda aproveitou para destacar o padrão de qualidade e acabamento das casas que estão sendo entregues em Santa Helena e finalizou explicando que para a sua equipe de administração, "habitação é compromisso de verdade. Já estamos finalizando as casas da Vila Celeste, e a Moreninha também está com a construção bem adiantada. Nos próximos dias deve ser lançada a infraestrutura para os loteamentos São Roque e São Clemente"
Emoção e responsabilidade social
Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a fala da secretária de Assistência Social, Ivanete Weiss Passing. Visivelmente emocionada, ela compartilhou com o público uma mensagem recebida na noite anterior, às 21h30, de uma das futuras moradoras. O relato dizia: "Hoje é a última noite que irei dormir sem saber qual será a minha moradia. Saber que amanhã irei começar uma nova vida com a chave da minha casa em mãos é gratificante." Para a secretária, essa mensagem sintetiza a importância social do projeto e a responsabilidade de ser gestora pública.
Durante o evento, a organização explicou detalhadamente o cronograma para que as famílias possam ocupar suas residências. O processo, que preza pela total transparência, incluiu o sorteio público dos endereços na urna, sendo cinco casas adaptadas para pessoas idosas ou com deficiência e as demais na categoria geral.
* Checklist: Nesta quarta-feira, dia 24, as famílias farão a vistoria nas casas, conforme o cronograma por quadras. É indispensável a apresentação da chave simbólica recebida hoje.
Das 7h30 às 11 horas: quadras 7, 9 e 10
Das 13h30 às 17 horas: quadras 11 e 12
O que levar: a chave simbólica recebida no dia do sorteio
* Assinatura de contrato: Na sexta-feira, dia 26, ocorre a assinatura dos contratos e a entrega das chaves reais. O ato será realizado na Secretaria de Assistência Social (Departamento de Habitação); sendo necessário levar documentos pessoais.
Das 7h30 às 11h30: quadras 7, 9 e 10
Das 13h30 às 17 horas: quadras 11 e 12
O que levar: documentos pessoais originais
A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Fabrícia Bedendo, do presidente da Câmara Anderson Draghetti, vereadores, secretários municipais e representantes das forças de segurança, que também foram homenageados pela colaboração no suporte técnico e logístico para a viabilização da obra.
O programa segue a Lei Municipal nº 3.112/2023 e foi homologado pelo Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social (CMHIS).
Mais informações podem ser obtidas no site da habitação (santahelena.atende.net/cidadao/pagina/habitacao), pelo telefone e WhatsApp (45) 3268-8303 ou no Departamento de Habitação, na Avenida Paraná, 1401, centro.








