Notícias da Região | Santa Helena
Sexta-feira, 12 de Junho de 2026
Santa Helena já teve três casos de chikungunya neste ano e mais um provável. Doença é transmitida pelo mosquito da dengue
Desde o início deste ano de 2026, a Saúde de Santa Helena, através da Vigilância Epidemiológica, já investigou 120 casos suspeitos de dengue e outros 5 de Chikungunya. Estas doenças são transmitidas através do mosquito Aedes aegypti.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Conforme o boletim emitido, de primeiro de janeiro até a data de hoje (11/06), três casos de dengue foram confirmados e outros 16 prováveis. Outros 101 casos investigados foram descartados.
Mais grave que a dengue e que têm trazido números preocupantes, no entanto, é a Chikungunya. No mesmo período, cinco casos foram investigados, três foram confirmados e mais um é considerado provável. Estes são recentes e pedem atenção extra da população.
A Chikungunya é capaz de se espalhar pelo sangue, atingir múltiplos órgãos e causar danos cerebrais, mesmo depois da suposta cura.
Durante a infecção o vírus também pode causar problemas na circulação do sangue que levam ao desenvolvimento de trombos, fragilidade vascular, alteração no comportamento de bomba do coração e risco para hipertensão arterial, excesso de líquido nos órgãos e desequilíbrio da imunidade.
Se você ou alguém próximo contraiu a doença e apresenta sintomas como dormência persistente, fraqueza, falhas de memória, desmaios ou confusão, é fundamental buscar avaliação médica imediata.
Importante: para acabar com a transmissão da doença é necessário que os moradores se unam no combate ao mosquito transmissor, eliminando todos os locais que acumulam água e lavando potes de água dos animais com buchinha. Desta forma os ovos não eclodem e o mosquito não consegue nascer.
Clique aqui para acessar nossa página no Instagram
Clique aqui para baixar o pdf







