Notícias da Região | Temporal

Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024

Temporal com ventos fortes e granizo provoca queda de árvores e deixa 51 mil casas sem luz em Curitiba

De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), houve queda de granizo em alguns bairros e as rajadas de vento atingiram 33,8 km/h

O temporal que atingiu Curitiba, no final da tarde desta terça-feira (09), deixou 51 mil unidades consumidoras sem energia. De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), houve queda de granizo em alguns bairros e as rajadas de vento atingiram 33,8 km/h. A precipitação acumulada das últimas horas é de 30,2 mm.

De acordo com a Copel, os municípios mais afetados pela chuva são Curitiba, com 47 mil unidades consumidoras desligadas, São José dos Pinhais, com 10,6 mil, Foz do Iguaçu (8,2 mil), Almirante Tamandaré (8,1 mil), Contenda (7,2 mil), Laranjeiras do Sul (6,7 mil), Clevelândia (6,2 mil) e Tijucas do Sul, com 5,4 mil domicílios sem energia.

O boletim da Defesa Civil de Curitiba indica que até o momento houve uma solicitação para fornecimento de lona, na Rua Hildebrando de Araújo, no Jardim Botânico. Também foi acionado socorro na Rua Quintino Bocaiuva, no bairro Cabral, por conta de queda de um fio de luz.

Sete solicitantes acionaram as equipes da prefeitura por conta de queda de árvores e galhos nos seguintes endereços:

RUA CLÁVIO MOLINARI – CAPAO DA IMBUIA

RUA DORIVAL PEREIRA JORGE – VILA IZABEL

RUA CLÓVIS BEVILÁQUA SOBRINHO – VILA IZABEL

RUA DAVID GERONASSO – BOA VISTA

RUA ROCHA POMBO – JUVEVE

RUA REVERENDO M. R. DE CASTRO – CAJURU

RUA TUNÍSIA-CAJURU

Até o momento, não há registro de vítimas e nem de desabrigados.

As equipes da Prefeitura estão em atenção às possíveis emergências que possam vir a ocorrer.A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC-Curitiba está em constante monitoramento

☎️ Os canais de atendimento as emergências são os telefones:

199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal), 156 (Prefeitura Municipal de Curitiba), 193 (Corpo de Bombeiros).

Copel

Mais de 1.100 profissionais da Copel trabalham para restabelecer o fornecimento de energia em diversas cidades do Paraná que foram atingidas por temporais e fortes rajadas de vento na tarde desta terça. Em algumas localidades foram registrados ventos de 90 km/h, além de descargas atmosféricas e granizo.

Os temporais se concentram em dois focos: parte no Oeste e Sudoeste do Estado, e parte no Centro-Sul e na Região Metropolitana de Curitiba. No momento, há 162 mil consumidores desligados em todo o Estado.

As equipes trabalham para atender a 2.762 serviços emergenciais registrados. Cada serviço representa um ponto diferente na rede que precisa ser inspecionado e consertado. Em algumas localidades, os temporais provocaram quebra de postes e queda de árvores sobre os cabos, o que exigirá reconstrução de parte da rede.

A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.

Banda B

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp.