Notícias da Região | Fronteira
Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026
Travessia noturna na Ponte da Integração começa a operar com ônibus turísticos
Nova logística na fronteira Brasil Paraguai direciona ônibus turísticos para a Ponte da Integração durante a noite
A Ponte da Integração Brasil Paraguai iniciou, na última quinta-feira, dia 29, a operação noturna para a travessia de ônibus de turismo. Na primeira noite de funcionamento, a Direção Nacional de Migrações do Paraguai contabilizou a passagem de 14 coletivos pelo novo corredor internacional.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Conforme a regulamentação definida pela Comissão Mista Brasil Paraguai, a circulação ocorre das 19h às 7h e tem caráter obrigatório para ônibus de turismo fretados, em circuito fechado, que não tenham Foz do Iguaçu ou Ciudad del Este como destino final. Durante o dia, entre 7h e 19h, esses veículos seguem autorizados a utilizar a Ponte da Amizade.
Segundo a Direção Nacional de Migrações, dez dos 14 ônibus registrados na primeira noite cruzaram a ponte no sentido Brasil Paraguai, enquanto quatro fizeram o trajeto inverso. O fluxo foi composto, majoritariamente, por turistas paraguaios que retornavam ao país após o período de férias no litoral brasileiro.
Inaugurada oficialmente para o tráfego de veículos em 20 de dezembro de 2025, a Ponte da Integração opera atualmente com caminhões vazios, em lastre, e ônibus de turismo. A limitação de horários ocorre em razão das obras de acesso ainda em andamento na cabeceira paraguaia.
Enquanto os ônibus podem circular das 19h às 7h, os caminhões enfrentam restrição adicional, com autorização para trafegar pelo percurso provisório que cruza o centro de Presidente Franco apenas entre 22h e 5h. A abertura total da ponte para todos os tipos de tráfego está prevista para o início de 2027, após a conclusão do anel viário no Paraguai. Até lá, a Comissão Mista deve definir novas etapas de liberação gradual, com a próxima reunião programada para março.
GDia








