Internacionais | Paralisação extorsiva

Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025

Trump falou com líderes do Congresso para acabar com filibuster, diz Leavitt

A Secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, manifestou-se a favor da eliminação do filibuster no Senado dos Estados Unidos, um mecanismo regimental que permite o prolongamento de debates e o bloqueio de votações.

A declaração foi dada ao canal Fox News durante um período de paralisação do governo federal, que se arrastava há mais de 30 dias.

Leavitt informou que o Presidente Donald Trump havia discutido a questão com o Líder da Maioria no Senado, John Thune, e com o Presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson. O próprio Presidente Trump também utilizou as redes sociais para pressionar o Partido Republicano a adotar uma postura mais firme no Congresso. Ele argumentou que a eliminação do filibuster "acabaria imediatamente com a paralisação extorsiva" e permitiria a aprovação de sua agenda.

A porta-voz da Casa Branca atribuiu a responsabilidade pelo impasse aos Democratas, acusando o partido de manter "o povo americano refém". Ela destacou as consequências negativas, como a escassez de controladores de tráfego aéreo, que estaria causando graves atrasos em metade dos principais aeroportos no início da temporada de viagens. Leavitt também mencionou que o pagamento das tropas militares só estava sendo mantido devido a uma manobra legal encontrada pelo Presidente Trump.

"Esperamos que o governo abra amanhã", disse Leavitt, ressaltando que o objetivo dos Republicanos e do Presidente é reabrir o governo para, em seguida, debater as questões pendentes.

 

Fonte: Fox News/Truth Social