Notícias da Região | Santa Helena
Quarta-feira, 16 de Abril de 2025
Urgência, emergência, cirurgias e doação de sangue são assuntos abordados em entrevista por médico especialista que atende em Santa Helena
O médico anestesista do hospital beneficente de Santa Helena, dr. Rafael de Souza Pereira, esteve nos estúdios do Correio do Lago para falar um pouco sobre os atendimentos realizados, especialmente os de urgência e emergência.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Doutor Rafael explica que o atendimento de pronto-socorro segue o Protocolo de Manchester, que é um sistema internacional de triagem de pacientes que classifica a urgência de atendimento em emergências hospitalares e garante que os casos mais graves sejam atendidos primeiro. De acordo com este protocolo, os pacientes menos urgentes podem precisar esperar por até quatro horas, depois da triagem, para receber atendimento médico (mesmo sem filas).
A especialidade do doutor Rafael é anestesia e ele explica seu trabalho durante a entrevista e acrescenta que nestes três anos e meio de atendimento em Santa Helena, todos os pacientes seus sobreviveram à cirurgia. Em Santa Helena são realizadas cirurgias de média e baixa complexidade. Mas quando há risco à vida, sem possibilidade de transferir o paciente, mesmo as de alta complexidade são realizadas e os santa-helenenses não precisam se preocupar, pois o centro cirúrgico está muito bem equipado para a realização destas cirurgias também.
Outro ponto destacado pelo médico é a necessidade de doar sangue, mesmo que a doação exija um pouco do seu tempo, doe! Assista em detalhes no vídeo acima.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp








