Notícias da Região | Reduz internações
Sábado, 04 de Julho de 2026
Vacina contra VSR em idosos reduz internações em 75%, aponta estudo
Um estudo abrangente, que analisou dados de mais de 2,5 milhões de pessoas, concluiu que a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em idosos está associada a uma redução de 75,6% nas hospitalizações pela doença. Além de prevenir internações, o imunizante demonstrou reduzir em 63,1% a ocorrência de problemas cardiovasculares graves, como infarto e AVC, em pacientes que contraíram a infecção.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
A pesquisa, conduzida nos Estados Unidos entre agosto de 2023 e maio de 2024, comparou cerca de 520 mil pessoas vacinadas com o imunizante Arexvy contra 2 milhões de não vacinados. Durante o período, o grupo vacinado registrou 79,1% menos hospitalizações graves e 66,8% menos mortes. Segundo especialistas, os dados de "mundo real" confirmam a eficácia da vacina, fundamental devido à imunosenescência — o declínio da resposta imunológica com o envelhecimento.
O VSR é uma causa significativa de síndrome respiratória aguda grave em idosos no Brasil, superando, em muitos casos, o tempo de internação associado ao vírus da gripe (influenza). O cardiologista José Carlos Zanon explica que o vírus provoca uma “cascata inflamatória” que pode descompensar doenças crônicas, como diabetes, e aumentar riscos cardíacos.
Clique aqui para acessar nossa página no Instagram
Embora no Brasil o SUS ofereça a vacina apenas para gestantes, dois imunizantes foram aprovados pela Anvisa e estão disponíveis na rede privada. A Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda a vacinação para todos os idosos acima de 70 anos e para pessoas entre 60 e 70 anos com fatores de risco, bem como para adultos imunocomprometidos.








