Notícias da Região | Santa Helena

Sábado, 29 de Novembro de 2025

Vereador que chutou cadeira em sessão itinerante é enquadrado pelo Conselho de Ética e vai responder representação na Câmara de Santa Helena

O vereador Mauricio Weirich, o Maurício da Bicicletaria, MDB, teve contra si aberta uma representação na Câmara de Santa Helena e poderá sofrer sanções que podem chegar até a perda do mandato, numa possibilidade mais grave.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Ocorre que o referido edil, durante uma Sessão Ordinária itinerante realizada no distrito de origem, acabou se enervando e chutou uma cadeira durante o encontro que era transmitido ao vivo pela internet, que depois acabou viralizando a situação.

O vereador Aquiles Marcelo Alba, presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Helena, declarou aberta a fase do processo em razão da representação formulada pelo vereador Francis Ricardo Schley, estabelecendo o rito processual.

Formalmente, foi aberta a fase de processamento da representação apresentada em 11 de novembro de 2025, em desfavor do vereador Mauricio Weirich.

O objeto da representação é a apuração da conduta parlamentar referente ao episódio ocorrido em 6 de novembro de 2025, durante a Sessão Ordinária Itinerante no distrito de São Clemente, Santa Helena-PR.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, formado pelos vereadores Aquiles Marcelo Alba (presidente), Paulo César Zembrzuski (relator) e Paulo Júlio Vasatta (membro), deve reunir-se após Maurício da Bicicletaria, que foi notificado nesta sexta-feira (28), manifestar-se quanto aos fatos imputados contra ele, respeitando assim o direito à ampla defesa e ao contraditório.

Alba ressalta que o Conselho de Ética é um órgão colegiado de natureza técnica, permanente, destinado à preservação da dignidade do mandato parlamentar, a garantia do respeito entre os membros desta casa legislativa e a fiel observância do Código de Ética e decoro parlamentar.

“Na função de presidente deste Conselho, sempre atuarei comprometido com a imparcialidade, neutralidade e respeito absoluto aos princípios que regem o devido processo ético disciplinar nesta casa legislativa. E todas as decisões deste conselho de ética serão decisões colegiadas", disse Aquiles Marcelo.

Após a manifestação do parlamentar, o Conselho poderá requerer oitiva de testemunhas e produção de provas, para então embasar a decisão que pode ser pelo arquivamento ou, medidas disciplinares cabíveis e aplicáveis como advertência verbal ou escrita, censura pública ao comportamento do edil, perda temporária do exercício do mandato e até cassação definitiva.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram